Teatro Helênico – A Origem

O Teatro Helênico foi bastante essencial no desenvolvimento da cultura grega , apesar disso, serviu de impacto inspiração para outros povos da antiguidade, sobretudo, os romanos.

Vale lembrar que o termo teatro (theatron), do helênico, significa “lugar onde se vê” ou “lugar para olhar”. O teatro helênico era formado por variados elementos, ambientes figurinos. Além das da presença de júris, eles apresentavam músicas, danças mímicas.

Apanhado das Peculiaridades

Saiba sobre as essenciais peculiaridades do Teatro Helênico:

Origem

O teatro heleno teve início em Atenas, na Grécia, por volta de 550 a.C. apareceu a gretar das celebrações realizadas sobretudo, para o Deus Dionísio, potestade das festas, fertilidade do vinho.

Nas celebrações Dionisíacas, que duravam mais ou menos uma semana, as pessoas bebiam, cantavam dançavam. Com o passar do tempo, essas festas foram evoluindo na organização preparação, até chegar ao o que hoje em dia conhecemos como o teatro com enredo, atores, plateia, encenações, etc.

Vários festivais de Teatro, fizeram secção da Grécia Antiga eram apresentados durante o dia todo vários duravam dias.

Para descobrir mas, leia Mitologia Grega.

Máscaras

As máscaras eram um instrumento precípuo do figurino dos autores, sendo bastante utilizado no teatro heleno. Visto que as mulheres não participavam das atuações (não eram consideradas cidadãs da pólis), as máscaras, bastante coloridas, podiam simbolizar personagens feminino e  masculino.

Arquitetura

Teatro GregoVelho Teatro na Acrópole Grega, Atenas

A arquitetura dos teatros gregos possuía como mais destacada particularidade, as construções ao espaço de forma livre, chamados de teatro de estádio. Em forma de meia lua, tendo em vista uma melhor acústica, eles possuíam uma extensa plateia. Merecem prol o Teatro de Delfos o Teatro de Dionísio.

Na era clássica, vários teatros foram construídos na Grécia. Para os gregos, ir ao teatro representava uma extensa fato, que aos bocados, foi tomando conta da vida social dos habitantes.

Classificação

Na Grécia Antiga os gêneros teatrais eram classificados em:

Tragédia

Do helênico, o termo tragédia (tragoedia) é formado pelas palavras, “tragos” (cabrão) “oidé”, (melodia), significa “música ao cabrão”, uma vez que nas celebrações a Dionísio (Esquina ao Cabrão), um cabrão era dedicado para oferenda ainda os homens se vestiam de sátiros.

Trata-se do gênero teatral mas velho de toda gente o que estava fundamentado nas histórias trágicas mitológicas, por ex, o pânico, a morte, o terror. Ou melhor, a tragédia é um gênero artístico que representa uma bocado teatral (ou poema) com um final infeliz.

As tragédias gregas eram compostas frequentemente por cinco atos uma das essenciais peculiaridades que a diferem da comédia, eram os personagens, quer dizer, na tragédia os personagens eram deuses, reis heróis, na comédia, os personagens eram homens comuns.

Os mas essenciais dramaturgos gregos desse gênero foram: Ésquilo, Sófocles Eurípides. Vale lembrar que diferentemente dos jurados nas Comédias, os júris das tragédias eram formado por cinco pessoas essenciais da fidalguia.

Saiba mas sobre a Tragédia Grega.

Comédia

Do Heleno, o termo comédia (komoidia) significava um “espetáculo risonho”. Trata-se, desta maneira, de um gênero teatral crítico fundamentado nas sátiras que abordava muitos aspectos da sociedade grega de forma cômica. Observe que ela era considerada pelos clássicos como um gênero menor, em relação à tragédia. Os júris da comédia não eram aristocratas como na tragédia, que estavam formados por três pessoas da plateia.

Para o pensador heleno Aristóteles, a tragédia era um gênero maior em atenção a representava os homens superiores, a comédia representava os fatos cotidianos então, era representado por homens inferiores, ou melhor, os cidadãos da Pólis. Dos dramaturgos desse gênero, dintingue-se: Aristófanes.

Saiba mas sobre a Comédia Grega.

Peças

Varias peças teatrais gregas são representadas até atualmente visto a impacto que tiveram no planeta. São elas:

  • “Édipo Rei” de Sófocles
  • “Prometeu Amarrado” de Ésquilo
  • “As Troianas” de Eurípides
  • “As Vespas” de Aristófanes

Conheça a tragédia grega Prometeu Amarrado.

Teatro Romano

Além do teatro helênico, o teatro romano sofreu impacto deste se desenvolveu na era clássica. Exatamente a mesma forma, o teatro na Roma Antiga desempenhou um papel social bastante essencial na sociedade o que influenciava a política as crenças da população. Do meio de os dramaturgos romanos destacam-se Plauto, Terêncio Menandro.

Curiosidades: Você Sabia?

Teatro GregoMáscaras Teatrais

A máscara da Tragédia da Comédia são símbolos bastante disseminados no teatro fazem referência a sua origem grega aos primordiais gêneros disseminados na Grécia Antiga.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *